JÁ OUVIU FALAR EM RELÓGIO BIOLÓGICO?... Você certamente tem o seu !
Cada pessoa carrega dentro de si um relógio biológico que regula suas funções e que determina a maneira como ela reagirá à equação entre alimentar-se, gastar energia e repousar. É justamente esse equilíbrio que nos permite ter uma vida mais saudável.
Há uma ciência que estuda esse processo, a Cronobiologia, uma área da Biologia que se ocupa da relação dos seres vivos com a passagem do tempo. Ela é interpretada como uma ajuda às pessoas em relação ao planejamento dos seus ciclos de vida, desfrutando com mais qualidade de momentos cruciais para sua sobrevivência, como alimentação e o sono, entre outros aspectos. Sua principal contribuição ao conhecimento é a idéia de que as funções do organismo não são constantes, mas expressas através do ritmo dos seus eventos fisiológicos. Desta forma, a Cronobiologia, assim como a Nutrição, indica que bons estados de saúde aparecem associados à manutenção estável desses ritmos. Segundo alguns estudos aceitos na comunidade científica em relação à essa ciência, o sistema nervoso é responsável pela coordenação desses processos de adaptação dos organismos ao longo do tempo: relação organismo e seu ambiente ambiente e fenômenos orgânicos.
Na área de Nutrição, pode-se citar a Cronobiologia como ramo da biologia que contribui diretamente com conceitos sobre digestão de alimentos, metabolismo e absorção de nutrientes, funções do organismo humano que ocorrem em determinados períodos. Ela pode fazer com que as pessoas planejem seus hábitos de acordo com a sua ritmicidade cronobiológica. Então o desrespeito a essa ritmicidade acaba acarretando prejuízos à saúde humana, ressaltando a importância dos horários das atividades cotidianas e repouso serem estabelecidos estabelecidos em nosso dia-a-dia.
Quando a diferença entre o horário social e a preferência biológica é grande, nem sempre as pessoas conseguem se adaptar, podendo ocasiona distúrbios de humor, sono e apetite, e quando a defasagem é crônica os agravos podem ser maiores, diz o professor e biomédico Luiz Menna- Barreto, um dos pioneiros na Pesquisa sobre a Cronobiologia no Brasil.
A nutrição atua exatamente sobre o ponto de vista da orientação nutricional, como um diferencial positivo que auxilia no ajuste do organismo à sua preferência biológica, garantindo assim, que as recomendações reduzam possíveis efeitos nocivos à saúde física e psíquica dos indivíduos, adaptando de acordo com o ritmo e ciclo a prescrição alimentar que mais atenda às suas necessidades, levando sempre em consideração seus hábitos matutino, vespertino ou noturno.
Fonte: Revista Nutrir, Outubro/ 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário