Alimentação infantil: cuidados essenciais no período gestacional e pós gestacional


Os cuidados na alimentação na fase de gestação e pós gestação estão relacionadas a melhoria da saúde e no processo de desenvolvimento da criança.
Estudos recente realizados na Inglaterra relatam que as maiorias das crianças iniciam o consumo de alimentos sólidos antes de completar os seis meses de vida, idade na qual deveria ser fornecido aleitamento materno exclusivo, iniciando a alimentação complementar com alimentos na consistência adequada só após os seis meses.
A alimentação infantil realizada de forma inadequada pode ocasionar complicações gastrointestinais como diarréias, além de problemas respiratórios. Todos esses fatos prejudicam a alimentação da criança podendo afetar seu crescimento e desenvolvimento.
Sendo assim, a alimentação e os demais cuidados médicos e nutricionais devem ser iniciados logo no início da gravidez, com exames pré-natais e consumo alimentar adequado, garantindo a saúde da criança, que deverá ser alimentada de forma adequada principalmente nos primeiros anos de vida, promovendo o desenvolvimento adequado, saúde e qualidade de vida.

Para as futuras e mamães de plantão... ai vai algumas dicas importantes:

· Manter uma alimentação equilibrada e adequada durante toda a gestação, incluindo frutas, verduras e legumes;
· Fornecer o aleitamento materno exclusivo por no mínimo até os 6 meses de vida .
· A alimentação complementar (papas de frutas, papas salgadas) deverá ser oferecida após o período de seis meses de vida. Antes deste período o bebê ainda não possui enzimas específicas para degradar certos tipo de substâncias podendo levar a intolerância alimentar entre outras complicações.

Fonte: Nutrição em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário