Novidades em nutrição: Conheça um pouco da Nutrigenômica

Um dos mais recentes assuntos na área da nutrição é a nutrigenômica, trata-se do estudo de como os nutrientes da nossa dieta pode interferir/modificar um gene.
Isso significa que os nossos hábitos alimentares atuais podem influenciar a predisposição genética das nossas gerações seguintes.
A Nutrigenômica é a ciência que busca entender como a nutrição compromete o equilíbrio entre a saúde e a doença por meio das mudanças na expressão e/ou da estrutura de um perfil genético individual. Podemos dizer que é o estudo da relação entre o consumo de nutrientes e o código genético.
Cor dos olhos, dos cabelos, altura, formato da orelha, do nariz, cor da pele… Muitas características que distinguem indivíduos uns dos outros são determinadas pela genética.
Estudos já mostram que futuramente poderemos prever o aparecimento de muitas doenças. Conhecendo os nutrientes e seus compostos bioativos, podemos modificar a fórmula genética ou alterar a estrutura do DNA, sabendo que por meio da alimentação podemos desenvolver geneticamente um organismo menos predisposto ao surgimento dessas doenças.
Essa ciência tem como objetivo principal o estabelecimento de dietas personalizadas, com base no genótipo, para a promoção da saúde e a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares, o câncer, o diabetes entre outras.

Fonte: Nutrição no pós-genoma: fundamentos e aplicações de ferramentas ômicas.

Saiba como aliviar os sintomas da TPM através da alimentação saudável


Sobre a TPM
Sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação...
É isto que a maioria das mulheres que tem TPM (Tensão Pré-Menstrual) sentem, devido ao desequilíbrio hormonal.
Muitos dos sintomas da TPM têm alguma relação com a nossa alimentação, sendo a maioria relacionados à queda dos níveis de cálcio, vitamina B6 e magnésio, cerca de 10 dias antes da menstruação, o que favorece o surgimento desses desconfortos.

Os sintomas mais comuns:
Irritabilidade, ansiedade, depressão, cefaléia, mastalgia (dor ou aumento das mamas) retenção de líquidos, cansaço, desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas.

Alimentos que devem ser consumidos:
Frutas variadas, principalmente as de efeito diurético como melancia, melão, figo, morango são recomendadas com o intuito de melhorar o inchaço provocado pela retenção de líquidos, o que ocasiona, em muitas mulheres, uma sensação de aumento de peso.
Outra boa opção além das frutas é a ingestão de alimentos que são ricos em fibras como as hortaliças em geral e cereais que contém vitaminas e minerais, como a aveia, gérmem de trigo, linhaça, que em sua composição possuem substâncias de efeito laxativo,ou seja que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Alimentos que devem ser evitados:
Café, Chá Mate, Guaraná, pois possuem cafeína uma substância estimulante do sistema nervoso e que em excesso pode aumentar a irritabilidade e interferir no sono. Dê preferência aos chás que auxiliam na digestão e atuam como calmantes naturais como os de erva-doce e melissa.
Dicas:
Vitamina B6 - Contra enjôo, cefaléia e irritabilidade. Boas fontes: arroz integral, germe de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum, fígado de boi.
Proteína de soja – Parece diminuir sintomas como cefaléia, dores nas mamas e diminuição do inchaço. Boas proteína de soja como, sucos, bolachas, pães e barra de cereais.
Cálcio – Alivia as cólicas e nervosismo. Boas fontes: leite e derivados, vegetais e folhas verde escuro, como couve e brócolis.
Magnésio - Este mineral tem função complementar às funções do cálcio. São boas fontes de magnésio as folhas verdes escuras.
Ácidos graxos - Reduz a irritabilidade e dores nas mamas. Boas fontes: óleo de peixe marinho e frutos do mar (ricos em ômega 6 e ômega 3). Excelentes fontes são salmão e atum.


"Faça boas escolhas e elas irão refletir na sua saúde, nutrição e bem-estar de um modo geral, bastam alguns ajustes para que os benefícios apareçam".
Fontes:
http://www.rgnutri.com.br/
http://www.nutricio.com.br/alimentacao-tpm.htm

Bem-vindos à Nutrição Moderna...

Olá!Pessoal!


Somos três estudantes do curso de Nutrição na Universidade Nove de Julho e neste último semestre nos foi proposto na disciplina de Temas Avançados em Nutrição a criação de um blog direcionado à Nutrição.

Pensando nisso, escolhemos o tema "Nutrição Moderna" com intuito de trazer informações sobre as novidades e curiosidades desse mundo.



Daniela Lira, Priscila Carvalho, Silvia Taminato